Cyberbullying
Mostra Cultural do 9º ano
Responsabilidade e Legislação
Leis e regulamentações sobre o cyberbullying em diferentes países
Geraldo
Como os pais e responsáveis podem ajudar a combater o cyberbullying
Davi Emanuel
Muitas pessoas e instituições alertam os pais sobre como a internet pode ser perigosa, mas nunca alertam sobre a própria responsabilidade de controlar e monitorar o que o seu filho está consumindo ou tendo acesso. Afinal, é importante, por exemplo, mostrar ao seu filho que é errado fazer comentários ofensivos nas redes sociais e que, caso ele seja vítima de algum usuário mal-intencionado, deve procurar a ajuda dos pais ou o apoio da escola para lidar com a questão. Pois, em casos assim, é sempre melhor procurar ajuda do que tentar resolver sozinho, principalmente quando somos mais inexperientes nesse quesito.
A responsabilidade das plataformas digitais
Lívia
Defesa da vítima de acordo com a lei
Kamila
A vítima de cyberbullying no Brasil é especialmente protegida pelas seguintes providências legais:

A Lei nº 13.185/2015, conhecida como “Lei de Combate ao Bullying,” obriga as escolas a implementar programas para combater o bullying e o cyberbullying. No entanto, a lei não prevê penalidades específicas. Além disso, decisões legais relacionadas ao Código Penal do Brasil podem ser aplicadas na prática do cyberbullying. Esses recursos geralmente não resultam na criminalização dos agressores.

Por outro lado, a Lei Geral de Proteção de Dados (Lei nº 13.709/2018) protege contra o uso abusivo de informações e fornece um meio para que as vítimas busquem proteção e punição contra o uso indevido de dados. Além das medidas legais, as vítimas podem procurar reparação na justiça civil para compensação por aflição mental.

O suporte é fundamental para ajudar as vítimas a lidar com o impacto emocional do bullying na internet. Nesse sentido, instituições e organizações desempenham um papel essencial no processo. Portanto, a defesa das vítimas é um esforço combinado de ações legais e iniciativas para garantir um ambiente seguro.
Os crimes do Cyberbullying
Lucas Gabriel
No cyberbullying, há diversos crimes, são eles:
Como os agressores são identificados mesmo estando anônimos
Gabriela
Normalmente, quem pratica o cyberbullying usa perfis falsos nas redes sociais, acreditando estar com a identidade protegida. No entanto, existem mecanismos de rastreamento virtuais; um desses mecanismos é o IP ("Internet Protocol", "Protocolo de Internet" em português), que é um número de registro de computadores e redes na internet e permite a identificação de qualquer atividade virtual.

É importante lembrar que, em alguns casos, esses agressores utilizam VPN ("Virtual Private Network", "Rede Privada Virtual" em português) para esconder seus IPs, o que exige uma investigação mais aprofundada para descobrir esses agressores.
Instagram da Turma - @_9anomaster
Mostra Cultural 2024 do 9º ano