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Veja como proteger o seu pequeno atleta dos machucados

Veja como proteger o seu pequeno atleta dos machucados

De acordo com uma especialista, o número de lesões em crianças vem aumentando, e isso acontece devido à quantidade de exercícios físicos que os pequenos vêm fazendo desde cedo.

Ao contrário do que se pode pensar, o problema mais comum não são os ferimentos mais agudos, como ossos quebrados ou concussões, mas sim as lesões causadas pelo uso contínuo dos mesmos músculos, tendões e ligamentos.

Se você faz parte do time das mamães e papais que têm um filho muito bom em esportes, veja algumas dicas que separamos para você!

  • O seu filho pode ter um grande talento para um determinado esporte, mas concentrar-se somente em uma única modalidade cedo demais pode acabar prejudicando o pequeno, pois ele não terá a chance de usar múltiplos grupos musculares de maneiras diferentes. O ideal é esperar até a puberdade para focar em apenas um esporte.
  • Antes de registrar o seu filho em alguma equipe ou time específico, pesquise sobre o programa e confira se o treinador realmente entende do esporte.
  • Assim como nós adultos, as crianças passam por uma fase de adaptação e precisam de um tempo de descanso e recuperação após os treinos, principalmente as que estão em fase de crescimento. É importante que elas tenham boa alimentação e noites de sono tranquilas e, claro, que se mantenham sempre bem hidratadas.
  • É importante que seu filho faça o aquecimento adequado antes de se exercitar. Para isso, garanta que ele se aqueça durante 10 a 15 minutos. Isso evitará vários tipos de lesões.
  • Lembre-se que a alegria deve vir em primeiro lugar. Por isso, certifique-se de que a prática do esporte é divertida para seu filho. Não é legal insistir ou pressionar a criança a realizar uma atividade.

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