Sedentarismo: 8 dicas da Associação Brasileira de Pediatria para os pais

Se antigamente os pais tinham que brigar com os filhos para os mesmos saírem da rua e entrarem em casa, hoje acontece o contrário. Segundo pesquisas, o sedentarismo é uma ameaça a geração atual de crianças e adolescentes. Em são Paulo, 75% das crianças entre 10 e 12 anos passam pelo menos quatro horas por dia assistindo TV. O assunto é tão sério que a Sociedade Brasileira de Pediatria lançou um guia sobre obesidade e sedentarismo. O guia é recheado de dicas preciosas, e, neste post, selecionamos 8 delas para você, papai, mamãe ou responsável, ler.

Participe ativamente da vida de seus filhos

“Converse com o médico pediatra e com o professor de Educação Física da escola de seu filho sobre como ajudá-lo/orientá-lo a aumentar a prática de atividade física e ser fisicamente ativo. Tire suas dúvidas, peça explicações a respeito dos benefícios da prática regular de atividades físicas, se inteire sobre o assunto, se achar necessário peça indicação de textos sobre o assunto.”

Se envolva nas atividades junto com eles

“Além de orientar que seus filhos pratiquem atividades físicas, faça alguma atividade física com eles, se envolva nas atividades. Reserve um momento nos finais de semana para praticar atividade física com seus filhos, pode ser um simples passeio no parque, na praça, uma brincadeira com bola ou um passeio de bicicleta. Torne seu final de semana e de sua família ativo e saudável. Seu exemplo será fundamental para que seu filho se mantenha ativo por toda a vida.”

Estimule seus filhos a brincar com amigos ou ao ar livre

“Estimule seus filhos a brincarem ao ar livre sozinhos ou com seus amigos todos os dias da semana ou sempre que possível. Brincar faz parte da infância e é fundamental para o crescimento e desenvolvimento saudável, incluindo aspectos cognitivos. Enquanto brinca, seu filho aprende a desenvolver habilidades que perdurarão por toda a vida e o ajudarão a ser um adulto mais feliz e completo. O simples fato de brincar ao ar livre permitirá que seu filho seja mais ativo e consequentemente tenha mais benefícios à saúde em detrimento de brincar em ambientes pequenos e fechados.”

Incentive a prática de esportes

“Estimule e permita que seus filhos participem de jogos e esportes da escola e da comunidade onde vivem. A prática de esportes é importante para o desenvolvimento físico e motor, além do desenvolvimento social das crianças. As regras de cada modalidade esportiva permitirão que as crianças aprendam a se relacionar com os outros, ouvir o outro e ser ouvido, trabalhar em grupo, tomar decisões, gerenciar frustrações e solucionar problemas.”

Atividades domésticas também contam

“Estimule seu filho a participar das atividades domésticas. Podem ser atividades simples, como arrumar seus próprios brinquedos, organizar seus livros, arrumar sua cama, varrer a casa ou levar a roupa suja até a lavanderia. Com a limpeza/organização de espaços e ambientes você permitirá que ele seja ativo fisicamente em mais um domínio da vida. Além disso, aproveite o momento para ensinar noções de responsabilidade, organização e cooperação mútua.”

Meninas também praticam esportes!

“Esteja atento ao estímulo desigual para a prática de atividades físicas entre gêneros. Em geral, nossa sociedade ainda tende a estimular mais os meninos para praticarem atividades físicas e esportivas. Nesse sentido, é seu dever repensar sua postura para estimular e criar iguais condições para que tanto os meninos quanto as meninas possam ser fisicamente ativos.”

Regule e estipule regras para computador, vídeo game e TV

“Esteja atento ao tempo em que seus filhos passam em atividades sedentárias. Evite que eles passem mais que duas horas por dia sentados, seja assistindo televisão, jogando videogame ou no computador. Converse com seus filhos sobre os malefícios do comportamento sedentário e ajude-os a mudar seus hábitos para tornarem-se cada vez mais ativos e saudáveis. Seja um exemplo para seus filhos, o exemplo vale mais que muitas palavras.”

Ensine os porquês para seu filho

“Converse com seus filhos sobre os benefícios da prática regular de atividades físicas. À medida que as crianças e os adolescentes compreenderem a mensagem, a adesão à prática de atividades físicas poderá ser facilitada. Inclua os diálogos no cotidiano e aumente a complexidade do tema conforme a idade e compreensão dos seus filhos. Contudo, não esqueça: seu exemplo é mais importante do que qualquer conversa e será crucial para a adesão de seus filhos a modos de vida mais ativos!”

Gostou das dicas da Associação Brasileira de Pediatria? Para ler mais sobre e acessar o guia completo é só clicar aqui. Boa leitura!