5 motivos para crianças estudarem robótica na escola

Em um mundo cada vez mais tecnológico, bobo é quem ignora as imensas possibilidades de aprendizado. Aprender programação e robótica é indispensável hoje em dia para qualquer estudante, independente da área que ele deseja seguir em sua vida. Em algum momento da sua trajetória, ele vai, com certeza, se deparar com isso. E é melhor quer não seja pela primeira vez, certo? Aqui no Colégio Master os alunos têm aula de robótica, mas nem todo mundo sabe o que é ou para que serve. Por isso, vamos te explicar aqui, de um jeito bem fácil, o que é essa tal de robótica e 5 benefícios que ela traz na vida do estudante.

Afinal, o que é robótica?

Quando falamos o termo “robótica”, logo nos vem à mente robôs. Mas robótica vai muito além disso! A robótica engloba áreas diferentes do conhecimento, sendo extremamente interdisciplinar. Além de mecânica, eletrônica e computação, podemos incluir vários conceitos de física, matemática, inteligência artificial, planejamento e até mesmo sociologia e filosofia para que a robótica possa acontecer. A robótica é sim um ecossistema robótico, mas não serve apenas para criar robôs, serve para solucionar os problemas das pessoas.

Estimula o raciocínio analítico

Ao entrar em contato com a linguagem de programação, os alunos precisam pensar de forma sequencial e estruturada. Se tudo não seguir uma linha perfeita de números e palavras, nada dá certo. Portanto, aprender robótica estimula o raciocínio lógico, crítico e analítico.

Estimula a organização

Para a robótica dar certo, é necessário que tudo seja feito por partes, com pensamentos e ações bem estruturadas. Isso quer dizer que, o tempo todo, o aluno é estimulado a se organizar. Esse estímulo é notável e o jovem passa a planejar melhor suas atividades e tarefas, se organizando melhor até na hora de estudar, pois é capaz de esquematizar melhor as coisas e identificar as etapas de um processo.

Quebra o tabu de que matemática e física são chatas ou impalpáveis

É muito comum ouvirmos estudantes reclamando de disciplinas como matemática e física. Como já explicamos neste post, para a robótica dar certo, é necessário o contato com o raciocínio lógico e números. O legal da robótica é quando o aluno vê essas disciplinas se transformando em algo, em ações, em interações. Disciplinas “rejeitadas” passam a ser vistas com outros olhos pelos alunos, pois eles finalmente conseguem aplicá-las na prática. Sem a robótica, isso não seria possível.

Ajuda no aprendizado da língua inglesa

Quando falamos em programação, não tem como ignorar a língua inglesa. Os comandos para a robótica dar certo não são feitos em nosso idioma. É claro que o aluno não precisa ser fluente, mas ele precisa entender o básico. Ele aprenderá novas palavras e será estimulado a fazer pesquisas o tempo todo sobre como escrever novas palavras em inglês, e, com isso, aprende muito mais esse idioma tão importante.

Estimula a criatividade

Os alunos criam, planejam e executam projetos com a robótica. Isso faz com que a criatividade seja estimulada o tempo todo. Além disso, os alunos trabalham em equipe e possuem uma maior capacidade de solucionar problemas do dia a dia com eficiência, lógica e organização.

Viu só quantos benefícios estudar robótica pode te trazer? Além de todos eles, esse conhecimento amplia o universo profissional do aluno, que passa a enxergar novas possibilidades e se interessa por novos segmentos que estão surgindo no mercado.