Entre com a palavra chave

post

Maneiras para incentivar a fala do seu bebê através da leitura

Maneiras para incentivar a fala do seu bebê através da leitura

A leitura incentiva e estimula a criatividade, a interação e o desenvolvimento da linguagem nos pequenos. Quando lemos para uma criança, ela acaba querendo contar também as próprias histórias, o que acaba gerando um aumento no seu vocabulário.

Veja algumas dicas para te ajudar a estimular a comunicação do seu filho por meio da leitura:

Até os 6 meses de idade a leitura pode ser interativa. Comece nomeando as figuras que seu filho aponta no livro, peça a ajuda dele para virar as páginas, transmita o clima da história através da entonação da voz, dos gestos e das expressões faciais. Também é legal fazer perguntas para a criança sobre o que ela está ouvindo ou fazendo, como: Olha o gatinho! O gatinho faz: Miaau. Observe as reações do seu filho para saber quando continuar, repetir a história ou até mesmo parar a leitura.

Crianças de um a dois anos já estão um pouco mais crescidas e conseguem compreender mais. Interprete cada personagem da história com uma voz diferente e faça perguntas como: “Onde o gatinho está? Quem faz miau?”. Incentive o pequeno a imitar os sons dos animais que forem aparecendo ao longo do livro, sorria e responda sempre que a criança apontar para a história, continue pedindo ajuda para passar as páginas do livro, leia a mesma história quantas vezes for preciso, vá acrescentando mais palavras à leitura, nomeie e demonstre ações e emoções e, sempre que for sair, leve um livrinho para acalmar ou distrair o pequeno.

A idade entre dois e quatro anos é a fase em que as crianças apreciam a previsibilidade, por isso costumam pedir para ouvir/ler a mesma história várias vezes. Isso permite que elas repitam as palavras e participem mais da leitura. Pergunte sobre as imagens do livro, valorize e dê espaço para todas as perguntas e comentários da criança ao longo da estorinha (é uma boa oportunidade para começarem uma conversa). Incentive-a a contar sua própria história, leve-a à biblioteca ou livraria para vocês escolherem juntos os próximos livros, mostre como as coisas acontecem com os personagens e pergunte se ela já sentiu a mesma coisa.25

No Comments

Add your review

Your email address will not be published.