Lanche dos filhos na escola: dicas para não errar

Na correria do dia a dia, muitos pais não dão a devida importância para o lanche das crianças na escola. E, por mais que pensem a respeito, acabam não tendo muita criatividade e repetem sempre as mesmas coisas. É muito importante que você se preocupe com a alimentação do seu filho fora de casa, não somente pela sua saúde, mas pelos seus hábitos que estão sendo construídos. Se ele se acostumar a ingerir, por exemplo, refrigerante quase todos os dias, a tendência é que não consiga se livrar disso quando ficar mais velho.

Para beber: refrigerante, suco ou o quê?

Já fizemos uma matéria sobre o consumo de refrigerante aqui. Evite ao máximo possível colocar o refrigerante na lancheira do seu filho, ele não tem nada a acrescentar para a saúde nutricional da criança. Quando falamos de suco, opte sempre pelo natural. Entendemos que é comum que os pais tenham receio de colocá-lo, afinal, muitos sucos só ficam saborosos no momento em que são feitos. A dica é usar frutas que demoram mais a oxidar, como acerola, abacaxi e maracujá. Se você não tem tempo de fazer suco natural e precisa compra-lo, escolha bem. A maioria dos sucos industrializados possuem uma enorme quantidade de açúcar. Fique ligado nos rótulos e opte por aqueles integrais ou orgânicos.

Para comer: lanches salgados

Geralmente o lanche salgado é o que vai dar mais sustento para o seu pequeno nas horas de escola. Temos muitas opções no supermercado, mas você sabe que elas não são nada saudáveis. Portanto, vamos te dar algumas dicas para preparar um lanche gostoso e prático para seu filho sem que você repita a mesma coisa todos os dias para ninguém se cansar.

As crianças adoram sanduíches e podemos brincar bastante com os sabores, além de tudo pode ser uma opção extremamente saudável. Pão com queijo cottage, patê, atum, ricota, cenoura, ovo, requeijão… Se seu filho gostar de pão integral, melhor ainda.

Alguns biscoitos também são uma boa opção, como o de polvilho. É o queridinho das crianças e não prejudica a saúde de ninguém. Sabe uma outra opção de lanche que talvez você não tenha pensado e que seu filho pode amar? Pipoca! É um cereal cheio de fibras e muito saboroso. Mas faça na panela e não no micro-ondas, evitando colocar sal e manteiga.

Para variar: outras opções esporádicas

Comer uma coisa sempre acaba enjoando e convenhamos: ir para a escola todos os dias é cansativo. Por isso, também faça alguns lanches doces e diferentes para seus pequenos. Que tal uma gelatina ou iogurte acompanhado de granola, mel, frutas e até chocolate? Sobre o iogurte: não se preocupe com a sua temperatura, é só colocá-lo no freezer por algumas horas que sua textura irá se manter fresca e saborosa até a hora do recreio.